Gasolineiras poderão apostar em zonas rurais

Gasolineiras poderão apostar em zonas rurais

O Governo de Moçambique está a rever a legislação, com vista a incentivar as gasolineiras a apostar nas zonas rurais, escreve o matutino Notícias desta terça-feira.

Segundo o director nacional de Hidrocarbonetos e Combustíveis no Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Moisés Paulino, citado pelo Notícias, o instrumento permitirá conter a proliferação de postos de abastecimento de combustíveis só nos grandes centros urbanos.

“Há um esforço do Governo de construir postos de abastecimento nos distritos e postos administrativos, mas sentimos que isto ainda não é suficiente, porque continua o aglomerado dos postos de abastecimento nas grandes cidades. É por isso que se está a rever a legislação sobre a matéria para incentivar a aposta em zonas rurais”, disse.

Moisés Paulino, disse ainda que o Executivo está preocupado com o roubo de combustíveis nos terminais oceânicos.

“O Conselho de Ministros orientou o Ministério dos Recursos Minerais e Energia para, em colaboração com os ministérios da Indústria e Comércio, Interior e Transportes e Comunicações, formar uma equipa multissectorial para fazer uma abordagem mais estratégica de como prevenir e eliminar o roubo de combustíveis”, disse.

Segundo ele, o referido grupo de trabalho já foi criado e tem já em carteira um projecto de como fazer o trabalho no terreno, através de brigadas móveis, em coordenação com os governos distritais, provinciais e também central, envolvendo todas as estruturas existentes.

“É preciso frisar que antes de o combustível entrar na cadeia de distribuição, se é roubado no terminal, ainda não pertence ao cidadão final. É verdade que na estrutura de preços que temos existe lá uma margem de recuperação, mas esse combustível não está lá contabilizado”, frisou.

 

Deixe uma resposta