Banco central baixa taxas de juro

Banco central baixa taxas de juro

O Banco de Moçambique baixou ontem as taxas de juro de política monetária, em 150 pontos base para 19,5% e das facilidades Permanente de Cedência e de Depósito, em 150 pontos base, para 20,5% e para 14%, respectivamente.

Um comunicado de imprensa do Banco de Moçambique refere que as novas taxas de juro foram determinadas pelo Comité de Política Monetária (CPMO) do banco central moçambicano, reunido ontem em Maputo.

O CPMO do Banco de Moçambique decidiu manter em 14% o Coeficiente de Reservas Obrigatórias para os passivos em moeda estrangeira e nacional.

“A decisão do CPMO é justificada pela melhoria expressiva das expectativas de inflação, o que abre espaço para que se prossiga com o processo de redução das taxas de juro”, justifica o banco central moçambicano. A inflação, prossegue, desacelerou para 7,15% em Novembro, depois de ter atingido 27% no mês homólogo de 2016.

“As projecções do Banco de Moçambique para o final de 2018 apontam para uma inflação estável, na banda de um dígito”, lê-se no documento.

Deixe uma resposta