Beira será palco no sábado dos nacionais de Atletismo em corta-mato

Beira será palco no sábado dos nacionais de Atletismo em corta-mato

A cidade da Beira acolhe no próximo sábado os campeonatos nacionais de corta-mato das categorias de juvenis, juniores e seniores, em femininos e masculinos.

Espera-se nestas competições que serão organizadas pela Federação Moçambicana de Atletismo (FMA) em parceria com a Associação Provincial da modalidade de Sofala (APAS), a participação de cem atletas, 65 dos quais federados e os restantes populares.

De acordo com o presidente da APAS, Simião Chissano, Sofala, na qualidade de anfitriã do evento, será representada por 30 corredores federados, do Ferroviário da Beira e dos núcleos de Dondo, Mafambisse e Cerâmica.

Nas competições a realizarem-se no espaço do campo do Clube de Golfe da Beira, “35 atletas virão das restantes províncias do país, poderão eventualmente virem mais, consoante a capacidade financeira de cada associação provincial, pois estes que referi as despesas das suas deslocações e alojamento são suportadas pela FMF que garante logística para apenas dois/três atletas de cada província”, frisou Chissano.

De referir que em juvenis, os atletas disputarão o troféu no percurso de 4.000 metros em masculinos e 3.000 em femininos, em juniores, os masculinos correrão 8.000 metros e os femininos 6.000 metros e em seniores as distâncias serão de 12.000 metros em masculinos e 8.000 metros em femininos.

Segundo o regulamento da competição, cada conjunto nas camadas inferiores (juvenis e juniores) só podem no máximo inscrever oito atletas, dos quais seis é que entrarão na corrida e para a pontuação, classificar-se-á em função dos pontos dos quatro primeiros melhores classificados de cada escalão.

As ordens de chegada serão adicionadas e o clube que corresponder ao total de pontuação mais baixa, será declarado o campeão colectivo.
A fonte anota ainda que não será feito qualquer ajuste ao se calcular a pontuação por equipa no que diz respeito às colectividades que não tiverem quatro atletas que tenham finalizado a prova.

Refere o regulamento que no caso de empate no campeonato por equipas, será designado vencedora aquela que integrar quatro atletas classificados.
Já em seniores, os conjuntos têm direito de inscrever mais dois corredores, ou melhor, dez atletas e oito só podem competir, em caso de empate o sexto jogador é que decide a classificação final.

Nestes campeonatos haverá classificação individual e colectiva.

Deixe uma resposta