Biografia de Carmelita Namashulua

Biografia de Carmelita Namashulua

Carmelita Rita Namashulua, nascida em 2 de dezembro de 1962 em Dar es Salaam, Tanzânia (onde seus pais participaram na guerra pela independência moçambicana), é uma pedagoga e política moçambicana, membro da FRELIMO. Desde Janeiro de 2015, é Ministra da Administração Pública no governo de Nyusi.

  • Formação Acadêmica

Carmelita Namashulua recebeu sua educação primária num dos campos da FRELIMO na fronteira entre a Tanzania e Moçambique. Mais tarde viria a frequentor uma escola secundária em Ribaué, província de Nampula.

Em Maputo, Namashulua estudou até 1994 na Universidade Pedagógica no campo da Psicologia Educacional.

  • Carreira Profissional

De 1984 a 1998, Namashulua trabalhou na Escola Secundária Josina Machel (em Maputo) como professora de física e, entre 1998 e 2001, assumiu a liderança pedagógica da escola secundária. Além de trabalhar como professora, ela também esteve entre 1994 e 2001 como coordenadora do “Apoio a Mulheres Vulneráveis” (Coordenadora do Programa de Apoio às Mulheres Vulneráveis) no escritório da esposa do presidente.

Entre 2001 e 2005, Namashulua liderou a secção moçambicana da ONG Terres de Hommes.

  • Carreira política

Namashulua foi nomeada ao cargo de vice-ministra da Administração Pública (vice-ministra da Administração Estatal), no segundo mandato do governo de Armando Guebuza. No governo de Filipe Nyusi, ela foi elevada ao cargo de ministra principal do mesmo departamento.

No seu ministério, Namashulua está particularmente preocupada com o pleno desenvolvimento das instituições estatais em todo o país e em paralelo com tendências de descentralização.

  • Privado

Carmelita Namashulua é casada, tem três filhos e é crente cristã. Além de português, ela fala ChiMakonde, Swahili e Inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *