Casa da Moeda lança segunda edição do Prémio Eugénio Lisboa

Casa da Moeda lança segunda edição do Prémio Eugénio Lisboa

A segunda edição do Prémio INCM/Eugénio Lisboa aproxima-se, e as candidaturas para o concurso literário estarão abertas de 23 deste mês a 30 de Junho. As mesmas podem ser entregues no Camões — Centro Cultural Português em Maputo, no Polo da Beira ou ainda no Centro de Língua Portuguesa da Universidade Pedagógica em Nampula. Os moçambicanos residentes em Portugal que concorrem a este Prémio podem dirigir-se à INCM.

Podem concorrer a este prémio todos os cidadãos moçambicanos a residir em Moçambique ou no estrangeiro, ou estrangeiros residentes em Moçambique há pelo menos 10 anos.

As obras concorrentes devem ser inéditas, em português e devem ser assinadas com um pseudónimo do autor. Deverão ser apresentadas em três cópias e em papel, no formato A4, e acompanhadas de uma gravação em formato digital.

A iniciativa deste concurso é da Imprensa Nacional — Casa da Moeda de Portugal, e enquadra-se na missão de promoção da Língua Portuguesa.

Eugénio Lisboa teve grande relevância enquanto cidadão e homem de cultura nascido em Moçambique, mas também enquanto autor de prosa, ensaios e crítica literária à Imprensa Nacional, razão pela qual a Casa da Moeda entendeu criar este prémio literário, destinado a seleccionar trabalhos inéditos de grande qualidade no domínio da prosa literária em Moçambique.

Deixe uma resposta