Cerveja é mais eficaz que Paracetamol para aliviar a dor, diz estudo

Cerveja é mais eficaz que Paracetamol para aliviar a dor, diz estudo

tipos de cerveja 016 400x800

 

Os amantes de cerveja terão um motivo a mais para venerar a bebida. Um estudo recente da Universidade britânica de Greenwich sugere que tomar bebidas alcoólicas é mais eficaz para a dor do que tomar analgésicos como o Paracetamol.

Acção da bebida alcoólica sobre a dor

Pesquisadores analisaram 18 estudos que incluíram, no total, 404 participantes. Neles, foi constatado que, ao elevar o nível de álcool no sangue a aproximadamente 0,08%, o corpo diminui a intensidade do incômodo em 25%. E, para chegar nesse efeito analgésico, é preciso beber 1 litro de álcool ou dois ‘pints’ (cada um teria em média 500ml).

“Encontramos uma forte evidência de que o álcool pode ser comparado às drogas opioides, que actuam no sistema nervoso para aliviar a dor, como a codeína. Seu efeito é ainda mais poderoso do que o do Paracetamol”, disse Trevor Thompson, um dos responsáveis pelo estudo, ao tabloide britânico The Sun.

Os pesquisadores afirmam ainda que esses resultados talvez mostrem o porquê de algumas pessoas com dores crônicas fazerem uso exagerado de bebidas alcoólicas, apesar das graves conseqüências para a saúde com o passar dos anos.

Mas ainda não está claro o mecanismo dentro do organismo responsável pelo efeito analgésico: se o álcool reduz os sentimentos de dor porque de facto afecta os receptores cerebrais ou simplesmente porque diminui a ansiedade, o que também pode fazer com que a sensação de dor não seja tão ruim.

Efeitos nocivos do álcool em longo prazo

Embora a conclusão do estudo pareça ser favorável ao consumo de álcool, os pesquisadores alertam que beber álcool é extremamente prejudicial à saúde e que o achado não é um incentivo ao aumento de sua ingestão. “O ideal seria fazer um remédio sem os efeitos prejudiciais do álcool”, diz Thompson.

Fonte: VIX

Deixe uma resposta