CUIDADOS A TER COM A PELE

CUIDADOS A TER COM A PELE

Diversas vezes nos deparamos com situações embaraçosas e engraçadas por não fazermos ideia de como devemos cuidar da pele com tom mais escuro e acabamos caindo na “discoloração total” da nossa pele. Hoje decidimos criar um artigo para lhe dar um “toque” para melhorar ou começar com os cuidados com a sua pele.

Características peculiares da pele negra

A pele negra tem particularidades que pedem cuidados específicos. A pele negra possui maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas as desvantagens também existem e devem ser conhecidas. A pele negra apresenta menos incidência de câncer e menor grau de envelhecimento. Os brancos têm 15 vezes mais chances de apresentar câncer de pele que os negros. É claro que a diferença não se resume à pigmentação. O que se observa em indivíduos de qualquer idade é que a pele negra tem maior firmeza, é mais lisa e mais resistente aos fatores irritantes — ou seja, menos sensível. A pele negra é mais lisa porque envelhece menos, devido à proteção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). É mais resistente porque a camada córnea é mais espessa, e devido a isso, acne e foliculite podem surgir. Outra vantagem é que a coesão das células é mais forte e existe também maior conteúdo lipídico, o que mantém maior hidratação. Geralmente as peles negras são mais oleosas.

Melasma

A pele negra tem uma quantidade maior de melanina e isso pode significar maior incidência de manchas na pele. Assim sendo, acne, queimaduras ou qualquer procedimento cirúrgico ou estético — depilação ou peeling em qualquer parte do corpo — provocam o aparecimento de manchas. As manchas são mais fortes nas áreas expostas e nas áreas de dobras onde a pele é mais fina. A pele negra também está mais sujeita ao melasma (mancha que aparece no rosto) sem causa aparente e que geralmente está ligada à gravidez, pílulas anticoncepcionais e radiação solar. A pele precisa de limpeza pelo menos duas vezes ao dia, sendo importante utilizar produtos não-oleosos, não-comedogênicos (que não obstruam os poros produzindo cravos) e pouco irritantes para evitar acne e foliculite. Como qualquer pele oleosa, a pele negra deve ser tratada à noite com produtos hidratantes com base em gel; e pela manhã um protetor solar não-oleoso. Embora a pele negra seja mais protegida, a incidência de manchas é muito grande, tanto quanto na pele muito clara. Recomenda-se também uma esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. No caso especifico das manchas o tratamento deverá ser feito com substâncias despigmentantes como hidroquinona, ácido kojico, ácido fítico, ácido azelaico, entre outros, mas com muita cautela e com profissional capacitado.

Alguns cuidados regulares para a pele negra do homem e da mulher incluem:

  • Lavar o rosto com água morna pelo menos 1 vezes ao dia para remover as impurezas;
  • Hidratar a pele do rosto e do corpo aplicando creme hidratante todos os dias;
  • Fazer uma esfoliação no rosto e no corpo 1 vez por semana para retirar as células mortas;
  • Hidratar cotovelos e joelhos, com óleo de uva, amêndoas ou macadâmia, porque estas áreas costumam ficar mais secas do que os restantes locais;
  • Beber pelo menos 1,5L de água por dia, pois ajuda a hidratar a pele;
  • Evitar bebidas alcoólicas, porque seca muito a pele;
  • Evitar o consumo de tabaco, pois envelhece a pele.

Além destes cuidados, o individuo com pele negra deve evitar a exposição solar nas horas mais quentes, entre as 11h e as 16h, aplicando protector solar com factor de proteção 15, para proteger dos raios solares, pois os indivíduos com pele negra também podem desenvolver câncer da pele.

 

Cuidados com a pele feminina

A mulher com pele negra deve lavar e hidratar a pele diariamente, porém, além desses cuidados, deve:

  • Remover a maquiagem todos os dias com um produto sem álcool, para evitar que a pele seque;
  • Evitar dormir maquiada porque não permite que a pele respire;
  • Aplicar protector labial todos os dias para que não fiquem fissurados.
  • Estes cuidados ajudam a evitar o envelhecimento da pele da mulher, contribuindo para que a mulher se mantenha com uma pele jovem.

 

Cuidados com a pele masculina

Diariamente o homem com pele negra deve lavar e hidratar a pele do rosto e do corpo. Porém, o homem deve ter especial cuidado com a pele do rosto nos dias em que faz a barba, devendo passar um creme hidratante sem álcool, pois a pele fica mais sensível.

Limpeza de pele passo-a-passo:

Este tipo de limpeza nao deve ser feita diariamente, podendo apenas ser feita uma vez por mês.

1º Passo – Higienização: limpar a pele com sabonete em gel no caso da pele mista ou oleosa. Serve para tirar as impurezas da pele.

2 º Passo – Peeling facial ou esfoliação: remove as impurezas e desobstruí os poros.

3º Passo – Tonificar: aplicação de uma loção tónica para equilibrar o PH da pele revitalizando a pele.

4º Passo: Emoliência – Colocar uma loção emoliente para amolecer a acne e os pontos negros para facilitar a extracção. Vaporização – Dilatar os poros com a ajuda de um vaporizador. Hidrata a pele deixando-a respirar. Extracção – retirar os pontos negros, cravos e … Os cravos surgem quando os poros se entopem devido a oleosidade e a poluição.

5º Passo – Cauterização: fecha os poros, elimina as bactérias e os fungos da pele. No caso de uma pele com acne de 2º e 3º grau, a cauterização ajuda a cicatrização.

6º Passo – Revitalização da pele: aplica-se uma máscara de argila com uma loção calmante que além de acalmar, tonaliza a pele.

7º Passo – Máscara: aplicação de uma máscara para o rosto acompanhado de massagem facial. Nesta fase a pele é hidratada e revitalizada.

8º Passo – Finalização: aplica-se uma loção hidratante com protector solar e vitamina.

 

Objectivos da limpeza de pele:

Higienizar, extraindo os pontos negros e pústulas. Remover os resíduos e secreções da pele. Afinar a camada córnea e permitir uma maior capacidade de absorção de nutrientes.

Deixe uma resposta