Donaldo Paiva e Vânia Vilhete campeões nacionais de xadrez

Donaldo Paiva e Vânia Vilhete campeões nacionais de xadrez

Donaldo Paiva, em masculinos, e Vânia Vilhete, em femininos, ambos da capital do país, sagraram-se campeões nacionais de xadrez, em seniores. As provas, que arrancaram sábado, terminaram ontem em Maputo e envolveram um total de 24 xadrezistas, sendo dez em masculinos.

O campeonato principal de masculinos, designado por Liga A, foi disputado pelos dez xadrezistas no sistema de todos contra todos, em apenas uma volta.
Donaldo Paiva, que é Candidato a Mestre, somou no total 7,5 pontos, ou seja, em nove jogos que disputou, apenas perdeu um, com Mariano Maia, de Sofala, e empatou um, com Mateus Viageiro, de Maputo mas formado nas escolas de Sofala.

Mateus Viageiro, que é Mestre FIDE, acabou sendo o vice-campeão nacional, com sete pontos, os mesmos de Persson Abrantes, de Sofala e Candidato a Mestre, que ficou em terceiro. Mateus venceu Persson no “match” de desempate.

Em quarto lugar ficou Wilton Calicoca, de Sofala e Candidato a Mestre, com 5,5 pontos, e a quinta posição foi ocupada por Ilídio Chunguane, de Maputo e Candidato a Mestre, com 4,5 pontos.

Em sexto lugar ficou Izidine Gafar, da Zambézia, com quatro pontos, os mesmos de Milton Botão, de Maputo, que ficou em sétimo. Izidine venceu Milton no “match” de desempate.

Ao perder no desempate, Milton Botão desce para a Liga B, juntamente com Mariano Maia (oitavo com 2,5 pontos), Gil Gilberto Uamusse (nono com 2,5) e Chirinza Rafael (décimo com 0,5 pontos).

Os primeiros seis classificados garantem manutenção na Liga A, enquanto os quatro atletas que descem para a Liga B, vão ter de disputar o nacional desta categoria juntamente com os dois melhores de cada um dos três regionais deste ano (Sul, Centro e Norte), para se apurarem os melhores quatro que vão jogar a Liga A com os seis que se mantém nesta principal competição de xadrez a nível de Moçambique.

Já os regionais são disputados pelos melhores dois xadrezistas de cada um dos campeonatos provinciais da zona.

Dos seis xadrezistas que garantem permanência na Liga A, os primeiros cinco classificados (Donaldo Paiva, Mateus Viageiro, Persson Abrantes, Wilton Calicoca e Ilídio Chunguane) vão formar a Selecção Nacional que vai participar nos Jogos Olímpicos de Geórgia, em Setembro. Portanto, Sofala será representado no combinado nacional que vai aos Jogos Olímpicos por dois atletas, Persson e Wilton.

FEMININOS

Em femininos, no campeonato nacional do escalão único, a Mestre Internacional Feminina, Vânia Vilhete, passeou a sua classe no evento, disputado por 14 xadrezistas no sistema suíço em nove jornadas.

Vânia Vilhete somou nove pontos, ou seja, ganhou todos os nove jogos que disputou na prova.

Na classificação final, Vânia Vilhete somou nove pontos, seguida por Katina Efentakis, Neusa de Castro e Suzete Jefo (5,5 cada), Cheila André Sitoe, Sheila Sitoe, Idalmish Rufino e Joana Curia (cinco cada), Josefa Mahota (4,5), Nuzela Zacarias e Alice Eliseu (quatro cada), Ana Malenda (três), Naira Sinoia (1,5) e Mariamo Gaspar (0,5).

Tal como nos masculinos, as primeiras cinco classificadas (Vânia Vilhete, Katina Efentakis, Neusa de Castro, Suzete Jefo e Cheila André Sitoe) vão formar a Selecção Nacional que vai participar em Setembro nos Jogos Olímpicos da Geórgia.

Deixe uma resposta