Edson Uthui lança “Xitimela Xakuya Manhiça”

Edson Uthui lança “Xitimela Xakuya Manhiça”

O professor de música, Edson Uthui, lançou, semana passada, no auditório da livraria Minerva Central, em Maputo, a obra “Xitimela Xakuya Manhiça”, uma transcrição das músicas do grupo coral Makwayela dos TPM.

A obra é composta por nove partituras de cada uma das nove músicas que compõem o CD. Com este trabalho, Uthui diz que pretende dar um contributo não só à música tradicional moçambicana, mas também no acervo bibliográfica na universidade onde leciona.

“Tudo começa quando ainda estou a fazer a licenciatura e tinha que procurar algum tempo sobre o qual escrever algo para o meu trabalho de fim de curso, depois de várias sugestões de diferentes pessoas com que conversei veio a ideia de falar do que é nosso. Decidi estudar Makwayela dos TPM e fui fazendo as transcrições, gravações. Eu assistia a maior parte dos ensaios e algumas actuações e, a partir daí, decidi fazer um estudo de transcrições. Mais do que transcrever as obras do grupo fui fazendo um estudo”.

A relação do autor com o grupo dura cerca de sete anos, e, com este trabalho, o professor imortaliza o nome do Makwayela dos TPM.

“Nós somos de um contexto de memória, a nossa cultura transmite-se de forma oral. Hoje, eu conto um conto, amanhã, conto o mesmo conto com mais um ponto diferente. Era importante que nós fizéssemos uma memória de como era desde que começa e a partir daí decidi trabalhar e aprofundar mais nesta matéria de harmonia sobre tudo com os Makwayla dos TPM”, explicou Uthui.

Edson Uthui ofereceu livros a cada membro do grupo coral, como forma de agradecer pelo acolhimento que lhe foi dado durante o tempo de investigação e também como forma de motivar o grupo a continuar a cantar.
Januário Pelembe, integrante dos Makwayela dos TPM, mostrou-se feliz por ter o nome do grupo em livro, pois representa crescimento para o grupo que até entra só tem um CD no mercado.

Por se tratar de música, os integrantes do Makwayela abrilhantaram o lançamento com música e muita dança.
Edson Uthui Foi coordenador da Comissão de Reforma da Escola Nacional de Música e da Comissão de Criação do Hino da Universidade Wutivi.

Fonte: O Pais

Deixe uma resposta