Há smartphones Android com malware instalado de raíz

Há smartphones Android com malware instalado de raíz

O software em causa consiste num adware que força a exibição de anúncios em janelas pop-up durante a utilização do telefone.

Todo o cuidado é pouco quando protegemos os nossos smartphones de software malicioso. E apesar de todas as apps de segurança, há vírus que são mesmo impossíveis de evitar.

De acordo com a Avast, há equipamentos móveis do ecossistema móvel da Google que têm adware instalado de raiz. A empresa sublinha que a maioria dos smartphones identificados com este problema não são certificados pela Google, e são fabricados maioritariamente por marcas como a ZTE, a Archos e a myPhone. Os utilizadores com smartphones afetados por este problema, estão sujeitos a visualizar anúncios em janelas pop-up, e uma vez que o malware está instalado no firmware do equipamento, a tecnológica sublinha que é extremamente difícil de remover.

O malware está normalmente escondido em aplicações ocultas no sistema do telefone, que utilizam as plataformas de anúncios do Facebook e da Google. Desta forma, as apps conseguem monetizar os anúncios que exibem ao utilizador.

A Avast explica que o malware consegue ainda detetar a existência de anti-virus no equipamento em que se encontra, o que faz com que a app suspenda qualquer atividade suspeita para evitar ser detetada e, consequentemente, eliminada.

Os países mais afetados por este problema são a Rússia, a Itália, a Alemanha, a França e o Reino Unido. A Avast já conseguiu desmantelar o sevrvidor através do qual funcionavam estas apps, mas o serviço foi restabelecido pouco tempo depois.

A tecnológica explica que a utilização de um anti-virus móvel pode ajudar a resolver o problema, mas o utilizador terá de aceder manualmente às definições do seu equipamento para desactivar a app maliciosa. Para mais informações, siga este link.

Fonte: Lusa

Deixe uma resposta