Inicia hoje campanha eleitoral para intercalares de Nampula

Inicia hoje campanha eleitoral para intercalares de Nampula

Inicia hoje, na cidade de Nampula, a campanha eleitoral para a eleição autárquica intercalar que tem lugar no próximo dia 24, para a escolha do presidente do Conselho Municipal, em substituição de Mahamudo Amurane, assassinado a 4 de Outubro último.

De acordo com o calendário do sufrágio divulgado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), a “caça ao voto” envolve cinco candidatos, nomeadamente Amisse Cololo, da Frelimo; Paulo Vahanle, da Renamo; Filomena Mutoropa, do PAHUMO; Carlos Saide, do MDM, e Mário Muquissine, da AMUSI. Segundo o cronograma, a campanha termina no dia 21 de Janeiro, dois dias antes da votação.

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, exortou ontem aos partidos políticos proponentes, candidatos, seus membros e população em geral, a respeitarem o código de conduta, para além das normas gerais de ética que se impõem para uma convivência sã.

“Devem, igualmente, pautar pelo respeito mútuo, tolerância, diálogo e, de uma maneira geral, adoptar uma postura e atitude que visem contribuir para a promoção de um ambiente de paz, harmonia, alegria, festa e solidariedade”, exorta a CNE.

Carimo manteve, ainda ontem, encontros em separado com dirigentes e membros dos partidos políticos concorrentes e com representantes da sociedade civil da cidade de Nampula, no sentido de salvaguardar a boa convivência neste momento de luta pela vitória no escrutínio.

Frisou que a campanha eleitoral constitui um período em que os partidos políticos e seus candidatos se apresentam para os eleitores, promovendo candidaturas, bem como divulgando os seus manifestos em busca de voto, daí que também devem usar o momento para consciencializar os eleitores sobre a importância da sua participação massiva na eleição intercalar, afluindo às urnas.

 

Deixe uma resposta