Isao Takahata, mestre da animação japonesa, morre aos 82 anos

Isao Takahata, mestre da animação japonesa, morre aos 82 anos

O cineasta, animador, roteirista e produtor japonês Isao Takahata, co-fundador do estúdio Ghibli e conhecido por seu filme “Túmulo dos Vagalumes”, faleceu aos 82 anos.

O estúdio Ghibli anunciou em um comunicado que Takahata faleceu na quinta-feira em um hospital de Tóquio em decorrência de um câncer de pulmão.

Nascido em 1935 na atual Ise, prefeitura de Mie, a cerca de 450 quilômetros de Tóquio, Isao Takahata começou sua carreira nos estúdios de animação Toei em 1959.

Foi lá que conheceu Hayao Miyazaki, com quem colaborou durante anos, especialmente em séries para a televisão como “Heidi” (1974) ou “Marco” (1976).

Diretor comprometido e apaixonado pela literatura francesa, lingua que estudou na universidade, Isao Takahata criou em 1985 o estúdio de animação Ghibli com Miyazaki, mais jovem do que ele, discípulo, cúmplice e às vezes rival.

Ganhou fama com “Túmulo dos Vagalumes” (1988), uma animação que conta a história de duas órfãs durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos consideram este o melhor filme do cineasta, que conquistou inúmeros prêmios no país e no exterior.

Deixe uma resposta