Mais de três mil pessoas afectadas pelo mau tempo

Mais de três mil pessoas afectadas pelo mau tempo

Mais de três mil pessoas foram afectadas pelo mau tempo que se fez sentir durante a transição do ano na província de Gaza.

As províncias da Zambézia e Tete também registaram ocorrências de desastres durante a transição do ano.

Os últimos dias do ano 2017 foram caracterizados por chuvas e ventos fortes, com destaque para as províncias de Gaza, Zambézia e Tete que foram as mais afectadas. São no total 667 famílias, correspondentes a 3.433 pessoas. Em Gaza, cerca de 3200 pessoas foram afectadas seguido da Zambézia, com 150 e Tete, com 70 pessoas.

Nas regiões Centro e Norte, os destaques foram para a referida província da Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado, onde a precipitação esteve entre 100 a 200 milímetros.

Em Tete, foi registado um vendaval e na zona Sul ocorreram chuvas acompanhadas de ventos ao longo da costa das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane nos dias 31 de Dezembro, 1 e 2 de Janeiro de 2018.

O Instituto Nacional de Gestão de Calamidades informa ainda que para os próximos 10 dias prevê-se a continuação de ocorrência de chuvas em todo o país. O maior destaque vai para as províncias de Cabo Delgado onde se espera ocorrência de precipitação significativa.

Devido à formação de um sistema tropical a leste de Madagáscar que não constitui perigo para o território nacional, prevê-se a ocorrência de ventos com rajadas ao longo da zona costeira das províncias de Sofala, Zambézia e norte de Inhambane com ventos que poderão atingir entre 60 a 70 quilómetros, disse o porta-voz do INGC, Paulo Tomás.

Deixe uma resposta