Nos Jogos da Commonwealth: Moçambique vai competir “sem sonhar” com medalhas

Nos Jogos da Commonwealth: Moçambique vai competir “sem sonhar” com medalhas

A participação de Moçambique nos próximos Jogos da Commonwealth, pelo menos, na modalidade de atletismo não pode criar qualquer expectativa na conquista de medalha porque os adversários são de longe muito mais fortes que os nossos.

Esta é a visão do treinador de atletismo do Ferroviário de Maputo, Azarias Samuel que considera os Jogos da Commonwealth uma espécie de Jogos Olímpicos dos países de língua oficial inglesa e, por via disso estão todos os concorrentes vão preparados ao mais alto nível que, para a nossa actual realidade não se pode fazer frente ao ponto de sonhar com a conquista de medalhas.

“Veja que lá estão atletas do Quénia, Botswana, África do Sul entre outros só para falar dos países vizinhos para não falar dos ingleses, australianos (que competem em casa) com marcas bem apuradas que deixam os nossos concorrentes muito longe”.

O treinador reconhece que os Moçambique leva para os Jogos da Commonwealth os seus melhores atletas mas, segundo ele é preciso ser realista e sublinha que os nossos representantes devem luar na sua máxima forca para melhorarem as suas marcas.

Na semana passada, Azarias Samuel dirigiu a mesma selecção que, mo próximo domingo vai aos Jogos da Commonwealth, numa competição no Zimbabwe tendo destacado a melhoria das marcas dos mesmos considerando por isso de participação positiva.

A equipa era constituída pelos atletas, Alberto Mambas dos (800 metros) que fez o tempo de 1.51.53, Creve Machava (Ferroviário de Maputo, 400 barreiras) que fez o empo de 47.64, Rui Vale (400 planos) fez o tempo de 50.78, Ofélia Milambo (UP Maputo, 800 metros) que fez o tempo de 2.15.71 e Salomé Mugabe (Ferroviário de Maputo, lançadora) que fez a distância de 15.42 metros no lançamento de peso. Nesse grupo apenas não esteve presente o barreista Kurt Couto e Genito Acílio (UP de Manica, 800 meros) que também vai a Commonwealth.

Os jogos da Commonwealth realizam-se de 4 a 15 de Abril, na Austrália, com abertura a marcada para Carrara Stadium, Carrara. Tomarão parte 71 países e serão disputadas 18 modalidades.

Deixe uma resposta