O renascer do orgulho negro !?

O renascer do orgulho negro !?

#CINEFILOS ou #CURIOSOS !? Sei lá….
Estou a ler meus amigos aqui na rede sobre o Wakanka! Nunca vi tanto interesse por um filme!
Isso é muito positivo pra um país que só tem duas salas de qualidade para cinema. Aliás… são três né !?

Fora de Maputo que eu saiba, não temos nem um cinema do nível que se exige pra projecção em 3D ou 2D…de qualidade e a ser explorado devidamente!
Vou dizer shithole country ?! Sei lá…Mas que é estranho lá isso é!
Eu não poderei ver tão já o “Black panther”” por esse motivo, bem como milhões de Moçambicanos. Culpa do estado !? Culpa do sector privado!? Sei lá…Mas que  é preocupante lá isso é !
Agora as análises que venho observando até são interessantes do ponto vista social/antropológico bla Bla bla.  Estão a pegar uma ficção da Marvel e enquadrar na realidade de África e dos negros em geral!! Faz sentido !? Sei lá eu…
É mau? É bom!? Vamos deixar se tiverem tempo, os cientistas sociais debruçaram-se sobre esse “despertar da negritude mundial”. Do porquê este movimento natural e repentino…

Como também de certeza foi momento de reflexão e festejos exacerbados por exemplo,  a chegada dum “preto” à Casa Branca,  há quem na altura (pretos) não acharam coisa doutro mundo esse momento!!
Têm razão esses? Foi em vão a eleição e reeleição do Obama !? Sei lá eu se o mundo ficou pior oU melhor. Mas ficou um marco!

Aos moçambicanos gostava que esta onda pela sétima arte,  estendesse se pra nossos filmes!
Licínio de Azevedo fez um filme no ano passado “Comboio de Sal e Açúcar” que está a ser sucesso mundo afora e, mais que isso, ganhou prêmios e deve ter sido o primeiro filme nacional a entrar pra uma corrida aos Oscares ! Sabiam !? Sei lá eu…o filme andou nos cinemas nacion…desculpa, nos cinemas “do Maputo”.

Notas soltas:
“Black panther” não é o primeiro filme de grande qualidade artística e “blockbuster” só de negros! “Boyz’n’hood”(1992 salvo erro com o debutante Cuba Gooding Jr), ficou um marco nessa matéria e na minha opinião, é um filme de qualidade artística e muito bom. Daqueles de se rever com gosto. Não conhece?! Tem Google e faz search ntsem.

Talvez o argumento deste “Black panther”seja também apelativo aos não pretos, o que explica o sucesso comercial/de bilheteira ; dizia eu algures que os valores astronômicos que estão a ser divulgados dos bilhetes vendidos, só de africanos não deve chegar a 50 milhões de dólares do nosso bolso… Sei lá eu, só duvido!

Pra dizer que o filme as tantas vai pra além da raça (mas não estou contra essas análises baseadas na cor da pele, pelo contrário). Mas filme de ficção em especial,  deve também ser analisado do ponto de vista artístico !
Contam se as pessoas que fizeram essa leitura.

Argumento do filme, realização, guarda roupa,  efeitos especiais, fotografia, etc..
É que quando o fim e tiver oportunidade de ser indicado pra prêmios das diversas academias de cinema,  é pra esses aspectos que os críticos da sétima arte vão olhar. Alguém aí pode me adiantar se o filme tem essa qualidade cinematográfica !?
Entretanto espero que esta onda pelo gostar de cinema, mantenha e cresça ! Pode ser que os velhos cinemas sejam reativados !bem haja tal WAKANKA.

Veja um pouquinho ai…

Deixe uma resposta