REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO SÃO ASSUNTOS DOS MOÇAMBICANOS

REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO SÃO ASSUNTOS DOS MOÇAMBICANOS

O presidente do Movimento Democrático de Moçambique, MDM, Daviz Simango, defendeu esta terça-feira, em Nampula, que a revisão da constituição e a descentralização são assuntos que dizem respeito a todos os moçambicanos.

Esta posição do MDM foi reiterada no discurso que Daviz Simango proferiu na abertura do II congresso daquele que é o segundo maior partido da oposição em Moçambique.

Perante cerca de 1500 pessoas, entre delegados ao congresso e convidados, Daviz Simango afirmou que esta é também uma das premissas para que a paz seja efectiva no país.

O presidente do MDM renovou o seu compromisso com a paz e bem- estar dos moçambicanos, mas apontou três assuntos como conflitos políticos, a economia e segurança que, no seu conjunto, são a raiz dos problemas e, por isso, deixou no ar algumas propostas de reformas.

Somente a revisão constitucional tem condições de criar as bases para prevenir problemas sendo alguns pontos principais como a redução dos poderes da figura do Chefe de Estado, a eleição directa dos governadores provinciais e a criação de um tribunal de contas, destacou Simango, entre outros.

O II congresso do MDM decorrerá até a próxima sexta-feira e tem como pontos de destaque a eleição do novo presidente e do seu conselho nacional, bem como avaliar a participação do partido nas eleições autárquicas de 2018 e gerais de 2019.

 

Fonte: RM

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *