Xiquitsi vai lançar projecto de inserção colectiva através da música

Xiquitsi vai lançar projecto de inserção colectiva através da música

A Directora Artística do projecto Xiquitsi, Kika Materula, disse, esta quinta-feira (03), que vai homenagear José António Abreu, por meio de um projecto de inserção colectiva, através da música, que vai beneficiar adolescentes e jovens dos vários cantos da cidade, numa primeira fase, e, depois, a nível nacional.

Kika diz ainda que os moçambicanos são mais próximos dos instrumentos, e que, com o passar do tempo, já não precisa explicar a cada jovem nome de cada instrumento. De acordo com Kika, Xiquitsi devia ser motivo de orgulho pelas mudanças que tem feito no seio da juventude moçambicana.

“O sonho de ver jovens e crianças moçambicanas a tocar aquilo que era instrumento de ‘brancos’, era considerados instrumentos dos outros, do colono, que vem da Europa, era tudo menos algo que nós podíamos chamar por tu”, referiu, acrescentando: “hoje, o Xiquitsi trata o violino, contrabaixo, piano, clarinete, precursão por tu”, disse Materula.

Kika afirmou ainda que o Xiquitsi é hoje uma realidade, graças à generosidade de um vasto leque de patrocinadores, parceiros e apoios, sem os quais nada do que foi feito teria sido possível, por isso, aproveitou a ocasião para endereçar agradecimentos.

Diferente dos anos passados, Xiquitsi terá cinco séries de concertos e está a enveredar esforços para aumentar o número de artistas moçambicanos a participar nos concertos.

Fonte: O País

Deixe uma resposta