Em Genebra, Portugal convida o mundo à Conferência sobre os Oceanos

Fonte: ONU NEWS

Portugal convidou representantes mundiais presentes na 43ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos a preservar as condições para o bem-estar das próximas gerações, promovendo o uso responsável dos oceanos. O evento acontece até 20 de março em Genebra, na Suíça.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, relacionou essas ações aos direitos humanos, ao convidar os Estados-membros a participar na Conferência sobre os Oceanos que será realizada na capital portuguesa.

Lisboa

“Honrar o nosso compromisso para com a salvaguarda do direito das gerações futuras implica também proteger o planeta e os recursos naturais coletivos. Portugal irá coorganizar com o Quénia a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano. Terá lugar em Lisboa de 2 a 6 de junho deste ano. A conservação e a utilização responsável dos oceanos, mares e recursos marinhos são fundamentais para o Desenvolvimento Sustentável do planeta e, portanto, para a realização dos direitos humanos das gerações futuras. Esperamos contar com a presença de todos em Lisboa para esta conferência.”

O foco da Conferência dos Oceanos é apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 14, sobre a Vida na Água.

Impacto

Uma das expectativas da ONU para o encontro é que a ação ambiental para a próxima década tenha maior impacto. A Conferência deve impulsionar soluções com base científica para a atuação global em questões ligadas aos oceanos.

O encontro será um dos principais eventos ambientais marcados para a recém-lançada Década de Ação para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Related Post

Be the first to comment

Leave a Reply