“Raízes Africanas” retrata personalidades marcantes da história de África

Fonte: DW

Através de vídeos, peças de rádio e artigos online, a série “Raízes Africanas” apresenta personalidades da história africana. O projeto é financiado pela Fundação Gerda Henkel.

Os retratos cobrem um longo período da história de África. Desde Dinknesh, a “Mãe da Humanidade”, também conhecida por Lucy, da atual Etiópia, aos lendários governantes da Idade Média, como o rei do Mali, Sunjata Keita, e às figuras-chave da luta pela independência dos países africanos, como Amílcar Cabral ou Patrice Lumumba.

Os webvídeos e os artigos online são ilustrados pela companhia nigeriana “Comic Republic” e publicados na página online e no Facebook da DW África, uma vez por semana. As diferentes páginas do Facebook das seis redações africanas da DW (português, inglês, amárico, hauçá, suaíli e francês) têm mais de quatro milhões de subscritores. O mesmo conteúdo será adaptado para as emissões de rádio nas mesmas línguas, chegando a quase 40 milhões de ouvintes africanos por semana.

De acordo com alguns leitores da DW, o discurso sobre a história africana é muitas vezes baseado unicamente na perspetiva das antigas potências coloniais. “Os jovens africanos não têm acesso fácil à documentação histórica”, foi outro comentário recebido pela DW. O projeto “Raízes Africanas” pretende preencher esta lacuna.

A Rainha Njinga de Angola faz parte da nova série lançada em janeiro de 2018

Uma série de história de África para os jovens 

Todos os episódios foram elaborados com base em fontes africanas e desenvolvidos  em colaboração com historiadores do continente. “Raízes Africanas” tem como público-alvo os jovens de África, que compõem a grande maioria da população do continente.

Claus Stäcker, chefe do departamento de África da DW, afirma que “os assuntos relacionados com a história africana são muito procurados na nossa programação”. O mesmo responsável dá conta que “os jovens africanos lamentam o facto de muitas das suas aulas de história serem ensinadas e fortemente influenciadas pelo ponto de vista europeu e de aprenderem pouco sobre os heróis e heroínas do seu continente”.

Amílcar Cabral é uma das personalidades retratadas

Related Post

Be the first to comment

Leave a Reply